terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Aromaterapia

 
Para ententer um pouco mais como funciona a Aromaterapia, é necessário entender como os cheiros nos afetam fisicamente. Fisicamente por se tratar de um processo químico que envolve nosso cérebro, neurônios olfativos, trazendo a memória mesmo que inconsciente, reações que nem sempre sabemos explicar, tornando os efeitos físicos e químicos em nosso corpo.


Os animais nos reconhecem pelo cheiro, precisam cheirar primeiro para que apresentemos nossa identidade e isso ocorre porque nosso suor muda, quando entramos em estado de estresse, não somente o odor que eliminamos, mas nossas atitudes fazem com que os animais percebam nosso estado emocional. O coração dispara, suamos mais, o cérebro acelera, liberamos adrenalina, nossas pupilas dilatam, a fisionomia se altera e um turbilhão de emoções e sensações aparecem quando estamos com medo.

Como diria Cesar Millano em seu programa "O encantador de cães", os animais precisam ser animais, primeiro o contato pelo olfato e depois o visual. Assim o homem mostra que está em sintonia com ele e mantendo a calma, os animais se sentem mais seguros. Donos equilibrados, animais equilibrados. 

Por esse motivo, o ambiente em que vivemos também pode ser alterado pelo comportamento do líder em questão. Se temos um chefe nervoso e ansioso, com certeza os seus funcionários também o serão, a não ser que um deles seja completamente seguro de si e não entre na mesma sintonia.

A pesquisa abaixo mostra como é possível sentir, através do olfato as emoções e associá-las as imagens. Algumas vezes a visão nos engana, mas não o olfato.

http://www.limbotech.net/voce-e-capaz-de-sentir-o-cheiro-do-medo/ 

Em aromaterapia, o olfato é usado para identificar os aromas agradáveis, desagradáveis, se os óleos estão em condições ou não de uso e colocar em um ambiente, uma sensação melhor de bem estar

Mas quem perde a capacidade olfativa pode fazer um tratamento com aromaterapia?

Claro que sim, porque o que envolve o tratamento são as moléculas aromáticas. Como colocado na figura acima, essas moléculas entram pelo nariz, sua química é reconhecida pelo sistema olfativo e seu cérebro já faz a associação dessa química no seu corpo, as moléculas entram nos pulmões e daí para o sistema sanguíneo. Pronto, o processo de tratamento com aromaterapia se conclui, porque é através da circulação sanguínea que essas moléculas percorrem seu corpo e trabalham para aliviar dores, estresse, ansiedade e outros problemas que possa vir a ter.

Um exemplo:

Em consulta, eu atendia em uma sala e na outra havia um grupo em terapia. A maioria senhoras e elas eram muito alegres e falavam muito alto. 

Como um dos meus trabalhos é a meditação dirigida, precisava de silêncio, então, fui até a sala, me apresentei e disse que deixaria um presentinho pra elas. Pinguei lavanda pela sala toda e sai. Elas agradeceram, mas nem perceberam que em menos de 10 minutos, estavam todas concentradas em sua terapia de grupo e em silêncio, pois se acalmaram.

Na semana seguinte, resolvi colocar a mesma sinergia que coloco na minha sala. Lavanda e Litsea Cubeba, ela acalma e ajuda o cliente a se expressar, falando o que realmente sente, eu chamo essa sinergia de soro da verdade. Pinguei antes das senhoras chegarem. Quando terminou a sessão, fui até a terapeuta do grupo e perguntei se havia acontecido algo de novo. Pra minha surpresa, uma das senhoras contou uma história que nunca tinha contado a ninguém, e isso a  aliviou e muito, pois não sabia que aquilo tinha afetado tanto sua vida.

A química dos óleos essenciais é cientificamente comprovada, não somente pela inalação, mas também pelo seu uso externo em massagens, compressas, banhos e associados a outros elementos como as argilas, podem ajudar e muito nos tratamentos dermatológicos e musculares. Em alguns casos de dores crônicas, nada melhor que uma compressa quente de argila com um óleo essencial específico e pronto, em pouco tempo a dor passa.  

Dores de cabeça e enxaqueca, nada melhor que 1 gota de óleo essencial de lavanda e massagem nas têmporas, alivia e muito. Caso você coma demais, cheire uma gotinha de óleo essencial de hortelã, seu mal estar desaparece, porque o hortelã é um excelente digestivo.

Seu cérebro sabe como usar a química. Alguns ainda dizem que parte da intuição vem do olfato, porque percebemos certos "perigos" pelor cheiro, assim como os animais, o cérebro nos dá o alerta e nosso corpo responde a isso, por que não usar nossos sentidos para nos  beneficiar?

Abaixo como escolher seu perfume.
Luz, Amor e Gratidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário